Cidades

Niterói lança programas para salvar funcionários da demissão

Prefeitura prometeu arcar com um salário mínimo para nove trabalhadores de cada pequena empresa. Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

Niterói anunciou - nesta quarta-feira (25) - duas medidas para preservar pelo menos 10 mil postos de trabalho na cidade, neste período da crise da pandemia do novo coronavírus. A pequena empresa que se comprometer em não demitir seus funcionários pelos próximos seis meses, o governo municipal irá 'bancar' nove profissionais com um salário mínimo. A segunda medida é disponibilizar uma linha de crédito a juros zero para que empresários possam ter capital de giro.

"Nós entendemos que salvar vida não é contraditório em manter a economia de Niterói em pé. Entendemos que as pequenas e médias empresas mantem nossa economia de pé", afirmou o prefeito de Niterói Rodrigo Neves, em transmissão feita pela internet.

A medida mais contundente anunciada é o projeto 'Empresa Cidadã', onde, segundo o prefeito, a prefeitura irá arcar com os funcionários para que não haja demissão em massa na cidade. De acordo com Neves, a empresa precisa ter até 19 funcionários e pelos próximos três meses o Executivo irá arcar com um salário mínimo para nove destes trabalhadores. " O objetivo é preservar pelo menos 10 mil postos de trabalho em Niterói", afirmou.

Linha de crédito

A outra medida é colocar dinheiro para rodar na cidade. Rodrigo Neves afirmou que irá usar a poupança que a cidade tem para custear empréstimos de 50, 100, 150 ou 200 mil reais para empresas terem capital de giro.

"A prefeitura vai desenvolver uma parceria com o setor financeiro. Vamos investir quase R$ 150 milhões com segmento bancário a juros zero para o empresário, porque as empresas podem quebrar e nós vamos apoiar aquelas que mantiverem o emprego ao niteroiense. Quem irá arcar com o juros será a prefeitura", garantiu.

Apoio aos taxistas

Nesta quarta o governo municipal anunciou também o apoio de um salário mínimo para todos os taxistas da cidade. "A Câmera aprovou ontem[terça-feira (24)] a noite o auxilio. A partir de amanhã todos poderão acessar no site da Secretaria de Fazenda, colocando o CPF ou CNPJ e solicitar o auxilio, que será pago no final de mês de abril", garantiu o prefeito, completando ainda: "a prefeitura não vai deixar nenhum niteroiense desamparado".

Hotéis para moradores de rua

Para dar um destino a população em situação de rua, a administração municipal irá arrendar dois hotéis no Centro de Niterói, abrindo assim 150 vagas para moradores de rua pelos próximos três meses.

"Vamos abrir 150 novas vagas para abrigar essas pessoas porque ou vão morrer nas ruas da cidade por falta de apoio, ou elas vão contrair o coronavírus e vão ser vetores de transmissão", esclareceu Neves.

< Na Itália, os óbitos por COVID-19 ultrapassam 7.500 Coronavírus: sobe para 26 o número de casos confirmados em Niterói <